quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Em um mundo com mais de 7 bilhões de pessoas, A Austrália possui menos de 23 milhões

     Austrália, o 6º maior país do mundo em tamanho geográfico (atrás do Brasil em, em 5º), e apenas 55º país em tamanho populacional (atrás da Romênia, em 54º). É certo que existe o grande deserto australiano bem no meio do país (o outback), e que a grande maioria dos 22,7 milhões habitantes se concentram na costa, mas o que os australianos pensam sobre essas informações?

O mapa mostra a geografia populacional da Austrália em vermelho
      Um matéria, vinculada pelo canal SBS, retrata bem o pensamento australiano que é o de achar  que o tamanho da população da Austrália é o suficiente para se ter uma vida saudável e que preserve a natureza, mas que viver só em torno da costa também é um problema.
      A ambientalista Janet Harwood  acredita que é preciso criar soluções para resolver esse problema australiano, e que uma das atitudes a serem tomadas é a paralisação, por lei,  de construções em áreas de floresta. " Se no futuro as pessoas irão viver em grandes áreas urbanas, é preciso iniciar proteger as florestas, que estão na costa, agora!', afirma a ambientalista. 



       O Ministro da  Sociedade e Meio-ambiente da Austrália, Tony Burke, diz que o problema das florestas na costa é somente um dos imensos desafios que devem ser enfrentados. " São muitas coisas que devem ser pensadas para que no futuro não enfrentemos problemas. Temos que fazer planos e começar a executá-los" disse o Ministro. 
         O economista, Dr Oliver Marc Hartwich,.vê também um problema econômico para o país no futuro caso permaneça essa geografia, e que isso é um tanto preocupante." Creio que só com soluções governamentais se resolve essa questão. O que se vê em outros países são investimentos em linhas expressas de trens que  ligam o país de um ponto ao outro. Aqui na Austrália só temos uma linha que liga para Sydney! Isto é ridículo!", critica o economista. 


                                                                          Imigração

.  A matéria diz que a Austrália cresce em um ritmo de 1.6, o que já é visto como um pequeno risco, e que  o grande responsável por isso é a imigração, já que a relação de taxa de mortalidade e  de nascimento é muito equilibrada.    

Austrália é o país que possui as melhores praias de surf

     A Conferência Mundial de Ondas, que está sendo realizada nessa semana na França,  confirmou o que muitos australianos já suspeitavam: a Austrália  é o país que possui as melhores praias para a prática do surf no mundo.
      A informação foi anunciada, depois de uma votação,  por um grupo de cientistas e ambientalistas que participam da Conferência na França. Segundo Brad Farmer, presidente da conferência,  a Austrália é um país paradisíaco e que possui boas condições para o surf na maioria de suas praias. " A Austrália possui um litoral lindo e com ótimas praias. Nó enumeramos mais de 10000 praias de surf na Austrália, é um número mais  do que expressivo", disse. 

Surfista em Bells Beach, uma das famosas praias de surf da Austrália.
       Um outro fator que influenciou esse resultado, segundo Farmer, foi a política ecológica Australiana  para a preservação de suas praias. " A Austrália possui uma história de expressiva preservação de seu litoral. O mundo todo deve olhar a Austrália, hoje me dia, como um exemplo a ser seguidos em políticas de preservação", contou. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Rainha Elizabeth visita a Austrália pela 16ª vez

     No último dia 19, a Rainha Elizabeth II iniciou sua 16ª visita à Austrália, onde começou a percorrer várias cidades da Austrália. Ela foi recebida em Canberra, capital federal do país,  pela primeira-ministra, Julia Gillard, e pela governadora-geral da Austrália, Quentin Bryce.
      Durante a recepção, muito se falou, por parte da imprensa australiana, que Gillard  teria sido descortês com a Rainha, ao se limitar em  dar a mão à rainha e a fazer uma inclinação com a cabeça. Vale lembrar que Gilard pertence ao Partido Trabalhista, que deseja que o sistema monárquico britânico seja substituído por um Estado republicano após o fim do reinado de Elizabeth II..




     Julia Gillard, pro sua vez,  disse que o gesto segue a linha do protocolo real e que possui um enorme respeito em relação a Rainha Elizabeth. Enquanto a rainha estiver aqui, os australianos estarão comemorando sua presença. Ela é muito respeitada na Austrália e tenho certeza que vai ser recebida calorosamente por cada australiano", disse.

domingo, 23 de outubro de 2011

Nova Zelândia volta a ser campeã mundial de Rugby

      7 jogos e 7 vitórias, essa foi a fenomenal campanha da seleção Nova Zelândia  no Campeonato Mundial de Rugby 2011. O título foi consumado em partida emocionante disputada no estádio Eden Park, em Auckland. O jogo não foi brilhante para os all blacks, é verdade,  mas a campanha foi realizada de maneira incontestável.
      No jogo final, a França dominou a partida, mas não conseguiu concretizar oportunidades em pontos. Sorte da Nova Zelândia e de seus torcedores que fizeram um grande espetáculo na competição.


      O capitão da Nova Zelândia, Richie McCaw, disse em entrevista após ao jogo, que não tinha palavras para descrever a emoção de conquistar um t´tulo mundial na frente de seus torcedores. " Estou muito emocionado. Essa torcida é maravilhosa. Foram 24 anos que não ganhávamos, uma equipe teria que quebrar o jejum e resgatar o títulos para os all blacks", diz McCaw. 
     O técnico neozelandês Graham Henry ,que sempre foi muito conquistado pela torcida, disse em entrevista que realizava um grande sonho, o de ser campeão mundial dirigindo para ele a melhor equipe do mundo. " É a  realização de um sonho, de um grande desejo. É difícil  explicar qualquer coisa. Essa vitória é dos garotos, que jogaram bravamente nesse competição. Foi lindo ver esse triunfo", conta Henry.

2º tempo, sob domínio francês,a Nova Zelândia se sagra bicampeã

        A França começou o segundo tempo pressionando a Nova Zelândia, e logo no primeiro minuto de jogo conseguiu um penal  cometido por Richie McCaw, mas o chute foi perdido por Dimitri Yachvili. Aos 5 minutos, foi a vez da Nova Zelândia conseguir um penal,  que dessa vez foi convertido por Stephen Donald e portanto mais 3 pontos para os all blacks. 8 x 0. No minuto seguinte, a seleção francesa fez mais uma alteração: Damien Traille entrou no lugar de Vincent Clerc.
        A seleção da França teve que partir para o ataque, e aos 8 minutos, Thierry Dusautoir fez um bélissimo try, e assim os primeiros 5 pontos dos blues.  8x 5. Na conversão, Thierry Dusautoir chutou com perfeição e deu mais dois pontos para a seleção francesa. 8x7. A nova Zelândia,ameaçada, fez novas 3 alterações: Andrew Hore, no lugar de Keven Mealam; Ali Williams , no lugar de Sam Whitelock; e Andy Ellis, no lugar de Piri Weepu.

       Em um bom momento no jogo, a seleção da França continuou no ataque, tentando virar a partida. Aos  15 minutos,  Aurélien Rougerie  tentou uma penetração, mas foi barrado por Israel Dagg.  A Nova Zelândia, empurrada pela torcida, tentou ir ao ataque, porém a marcação francesa era forte. Aos 25 minutos, a França teve a chance de virar a partida com um penal,mas o chute não foi convertido por Dimitri Yachvili.



       Aos 30 minutos,  Dimitri Szarzewski  tentou pentração para marcar o segundo try da França, mas foi barrado inteligentemente por Andy Ellis. Nos minutos finais da partida, a França continuou no ataque e a Nova Zelândia se defendendo heroicamente. 
         Fim de jogo no Eden Park, e a Nova Zelândia é bicampeã Mundial de Rugby!

       

1º tempo

     O jogo começou com uma forte marcação de ambos os lados e com um certo nervosismo da seleção da Nova Zelândia. O primeiro penal  do jogo foi dado aos all blacks, mas o chute foi desperdiçado por Piti Weepu. O jogo continuou  equilibrado até que a partir de um lateral, aos 15 minutos, Tony Woodcock, concretizou um incrível try para a seleção da Nova Zelândia. No minuto seguinte,  Piti Weepu desperdiçou mais um chute, dessa vez na conversão. 5 x 0 para a seleção da casa! 


                                          Tony Woodcock comemorado o seu try.  fonte: CWR

       O jogo foi paralisado aos 23 minutos de jogo, por causa da contusão do craque Morgan Parra, da França. O jogador teve que ser substituído por  Francois Trinh-Duc. Depois do try, a Nova Zelândia, percebendo as falhas da defesa da França, partiu para o ataque, mas só aos 25 minutos de jogo é que conseguiu nova oportunidade de pontos com um penal, que foi desperdiçado por Piti Weepu (3ª má finalização do jogador). Aos 29 minutos, Willian Servat, tentou penetração para novo try, mas foi impedido por Leonel Nallet. 
      O jogo foi paralisado aos 34 minutos, por conta de uma contusão Aaron Cruden. O jogador,com muitas dores no joelho esquerdo, teve que ser substituído por Stephen Donald. Aos 35 minutos, a França teve uma  ótima oportunidade através de um chute de Francois Trinh-Duc, mas ele mandou a bola para fora.



       No final do primeiro tempo, a França foi para cima, e aos 38 minutos, Francois Trinh-Duc  quase conseguiu fazer um try, mas foi barrado no último instante pela defesa da Nova Zelândia.  E a primeira etapa, ficou em 5 x0 para a Nova Zelândia, em um jogo equilibrado até então!

Confira o vídeo do Hakka da Nova Zelândia



Começa a grande final

Depois do tradicional Hakka, dos all blacks,  a final do Campeonato Mundial de Rugby 2011 começa em Auckland.



França e Nova Zelândia escaladas para a grande final

As seleções  da Nova Zelândia evda França  já estão escaladas para a grande final. Confira:
                                           
                                        FRANÇA   X   NOVA ZELÂNDIA


REFERÊNCIA: Match Officials